Pular para o conteúdo principal

Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie

Ano passado eu fiz uma listinha bem completa de todos os livros que eu queria ler. A maioria foi inclusive indicação do Bruno Perini, do Você mais rico.
Um dos livros que eu estava mais animada para começar era esse do Dale Carnegie.



Comprei o meu pela Saraiva, mas o livro veio com algumas páginas coladas nas pontas, que acabaram rasgando. Enfim.

O livro foi escrito há muitos anos, teve mais de 50 milhões de cópias vendidas, maior propaganda e tal. Eu estava com a expectativa super alta.

Aqui você encontra um resuminho dos tópicos trabalhados pelo autor nessa obra.

Eu achei a leitura bem cansativa, terminei foi na marra mesmo. Ele fala algumas coisas interessantes e dá muitos exemplos de situações cotidianas, seja de resolução de conflitos em empresas ou na política. Mas acho que precisamos filtrar e reter só o que é bom. Muito do que está escrito, se levado ao pé de letra, beira a passividade extrema e puxa saquismo (isso não deve nem existir, mas ok).

Como eu disse em um post anterior, acredito que tudo é possível de ser dito. Só é preciso ter jeito na hora de falar. E o autor dá, de fato, algumas ferramentas para isso. A forma de abordar pessoas, de encarar o problema, de apresentar soluções... é interessante em alguns aspectos. Mas só alguns.




Comentários